Pesquisar no site

Contato

ICP
Rua Rivadávia Correia, 188 - GAMBOA
Rio de Janeiro - RJ
20220-290

55-XX21 22230794

imasicp@gmail.com

O Início

Teve o seu início em 13 de maio de 1906 com a celebração de um culto a Deus, em um salão alugado na Rua do Acre, 17 na qual participaram 200 pessoas, sob a direção do fundador Rev. Hugh Clarence Tucker.  Assim surgiu a “Missão Central” - durante o dia era escola infantil e centro social, e à noite promovia alfabetização de adultos. Aos domingos era Igreja Metodista. Em Londres, Mr. Charles Hay Walker, titular da firma que estava construindo o Cais do Porto do Rio de Janeiro, ordenou ao seu gerente no Rio que entregasse ao Dr. Tucker um donativo de 250 mil libras, e ainda se comprometeu a pagar o aluguel do “Templo-Escola” durante sete anos, período previsto para a conclusão das obras do Cais do Porto .

O Rev. Tucker (acima) chegou ao Brasil em 1886 e foi o primeiro Pastor da Union Church. Em 1891 Dr. Tucker casou-se com Elvira Granbery, que foi sua fiel companheira e ajudadora. Tiveram 01 casal de filhos, sendo que o menino faleceu de febre amarela, ainda pequeno.

De donativo em donativo, a Instituição crescia. Em 1913 deixou a Rua do Acre, e mudou-se para Rua Rivadávia Correia, 188 – em pleno coração da Gamboa onde é localizado até hoje.Quando o Dr. Oswaldo Cruz, amigo pessoal do Dr. Tucker, soube que a Instituição ia mudar-se para aquele local, disse ao missionário: “Meu caro amigo, por que escolheste esse local para a tua Instituição? É a parte mais difícil e perigosa da cidade. Seus moradores fazem até barricadas na rua para desafiar e enfrentar a polícia!” Retrucou-lhe então o missionário:” É lá que se faz necessário o nosso trabalho.”

 

O pavilhão ou galpão atrás do Edifício Principal tinha sido fábrica de pólvora e armamentos. De 1913 até 1921 serviu como Igreja e Escola.

Em 1921 inaugurou-se o Templo da Igreja São João, que foi construído em parte com donativos da Igreja Metodista St. John em St. Louis no Estado de Missouri, USA.

(Foto acima da esquerda para direita Rev. Antônio de Campos Gonçalves, Rev. Antônio Baggio e Autoridades)

A Escola do ICP continuou a utilizar o Pavilhão até 1954, quando foi inaugurado o Edifício Allie Cobb Buyers.

Além da sua obra ímpar no Instituto Central do Povo, o Dr. Tucker exerceu ainda vários cargos de relevância para o evangelismo nacional durante seus 59 anos de serviços prestados à Igreja Metodista no Brasil. Foi Secretário da Sociedade Bíblica Americana por 47 anos, realizando viagens missionárias e de colportagem por todo o país. Ajudou a fundar a Associação Cristã de Moços, o Hospital Evangélico, o Hospital dos Estrangeiros, o Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), e a Sociedade Americana. Foi Conselheiro do Colégio Granbery, da Imprensa Metodista, e da Federação das Sociedades de Assistência aos Lázaros e de Defesa contra a Lepra. De 1939 - 1946 atuou como Secretário da Junta de Ação Social. Trabalhou com Grupos Ecumênicos Nacionais e Internacionais. Atuou em várias comissões de socorro aos flagelados da Ásia, Europa, e América Latina. Recebeu do Governo Federal a Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Sob a orientação do Dr. Tucker o ICP iniciou várias atividades marcantes, como os registros a seguir:

Sob a orientação do Dr. Tucker o ICP iniciou várias atividades marcantes, como os registros a seguir:

- Em colaboração com o Médico – Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, foi lançada a Campanha contra a febre amarela e depois contra a tuberculose;

- O primeiro Dispensário do País (consultórios médico e dentário, farmácia e laboratório e as primeiras classes de enfermagem e primeiros socorros);

- Em convênio com o Distrito Federal estabeleceu o primeiro consultório de higiene infantil, embrião dos Postos de Saúde Pública no Brasil; 

 - Curso de Culinária e Nutrição Modelo para uma geração;

- Em parceria com o Prefeito Dr. Bento Ribeiro, foi criado o Primeiro Campo de Recreio (Playground) na Quinta da Boa Vista;

- Sob a direção do Dr. Brasil Silvado Júnior foi iniciado o primeiro Projeto de Ação Social para Surdos;

 - Primeiro Jardim de Infância no Rio de Janeiro;

- Em 1913 iniciou-se o Primeiro Curso de Datilografia para trabalhadores de baixa renda.

 O trabalho iniciado pelo Dr. Hugh Clarence Tucker tem sido continuado e ampliado por outros servos do Senhor.

Assim, a história do ICP se repete em muitos lugares. Servindo com amor desde o início, o Instituto Central do Povo – ICP esforça-se por acompanhar a marcha do tempo, proporcionando novas atividades para esta época de mudança e responsabilidade social. 

E o convite ainda é: ‘’Vinde e Aprendei’’