Informática - (Inclusão Sócio Digital)
Curso de Informática e Cidadania, ministrado, em caráter permanente, para crianças, adolescentes, jovens e adultos (inclusive a terceira idade), de ambos os sexos. Alcançando quadrimestralmente cerca 160 pessoas, oportunizamos também que 75 crianças da creche – escola tenham os seus primeiros passos na era digital. Totalizando assim 395 vagas / ano. Na sua atual concepção, este curso existe desde 1998 e os educandos ao término do curso, estão aptos para incluir no seu currículo o conhecimento de noções de informática (Programas Windows, Word, Excel, Power Point e Internet) e alguns outros conceitos básicos sobre computadores o que são e como funcionam, sua arquitetura e suas características. Ao longo da sua existência, o curso tem contado com excelentes parceiros, que lhe fornecem equipamentos ou disponibilizam serviços a título gratuito sempre que necessário.
O ICP tem colhido frutos, em ver vidas transformadas e formação de agentes multiplicadores desta proposta que segue indo aos seus 13 anos de existência, assim como, não pode também deixar de registrar que alguns parceiros muito tem corroborado para tais resultados como:
O Comitê para Democratização da Informática - (CDI) organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desde 1995 desenvolve trabalho pioneiro de promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação como instrumento para a construção e o exercício da cidadania - e que tem sido o responsável pela orientação pedagógica;
O PRODERJ / INFOVIA e a OI, que, além de disponibilizar a linha para instalação da “Banda Larga”, com fibra ótica fornecem também os equipamentos necessários (modem e roteador) por cuja manutenção são responsáveis.
BP (Companhia de Petróleo Inglesa) possibilita a utilização de 15 máquinas no horário comercial com energia solar e a manutenção dos equipamentos.
Conexão – Rede Cidadã – projeto facilitador e de inclusão de jovens e adultos no mercado e mundo do trabalho e empreendorismo cidadão, voltado principalmente para pessoas de baixa renda ou que tenha algum tipo de negócio que porém necessita de uma capacitação ou uma melhor orientação sobre o mesmo.
Projeto Coletivo Coca Cola A empresa realiza um programa que une rede de clientes e parceiros para desenvolvimento sócio-econômico de comunidades de menor oportunidade. Uma inovadora tecnologia de negócios que tem o objetivo de capacitar jovens de comunidades com menos oportunidades para a geração de renda e o consequente fortalecimento da marca através do aumento do público consumidor. O programa contempla a criação de unidades operacionais em parceria com os fabricantes, ONGs e clientes em comunidades, para o desenvolvimento sócio-econômico.